Início / Últimas Notícias / Inflação está caindo de forma consistente, avalia Mantega

Inflação está caindo de forma consistente, avalia Mantega

Depois de iniciar o ano em alta por causa do preço dos alimentos, a inflação está caindo de forma consistente, disse hoje (12) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, os preços estão se comportando de forma coordenada, afastando o risco de o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechar o ano acima de 6,5%, teto da meta estabelecida pelo governo.


De acordo com o ministro, com a entrada da safra de diversos produtos, os alimentos ficaram mais baratos e deixaram de pressionar os índices. “A boa notícia é que a inflação de alimentos está caindo rapidamente. Os produtos que subiram muito no começo do ano, como tomate, farinha de mandioca e hortifrutigranjeiros, estão caindo. A inflação de alimentos está superada”, destacou o ministro.


Segundo Mantega, o IPCA iniciou um processo de queda e a tendência tende a continuar nos próximos meses. “A inflação [pelo IPCA] foi 0,55% em março, 0,37% em abril e vai continuar caindo. Pode haver algumas oscilações ao longo do ano, por causa de vestuários que ficam mais caros com a nova estação, mas esse comportamento é normal”, acrescentou. “O importante é que o grosso da inflação está caindo.”


Apesar de a inflação no acumulado de 12 meses está exatamente no teto da meta (6,5%), o ministro se disse otimista. “O resultado acumulado reflete a inflação para trás. Olhando para a frente, a tendência é de uma inflação mais bem comportada”, concluiu Mantega.


Agência Brasil

Leia também.

Ministro ameaça fechar hotéis que cobrarem preços abusivos durante Copa das Confederações

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou hoje (13) “tolerância zero” para abusos de preços …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *