Início / Últimas Notícias / Governo federal vai equipar mil conselhos tutelares até o fim do ano

Governo federal vai equipar mil conselhos tutelares até o fim do ano

Mil conselhos tutelares de todo o país serão reequipados neste ano. As melhorias vão começar pelos 82 situados nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, incluídos em um total de 500 que serão reequipados antes do evento, anunciou hoje (12) a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.


Em frente à prefeitura do Rio de Janeiro, a ministra entregou simbolicamente os equipamentos – um carro, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro, além do projeto dos conselhos tutelares de referência, que serão construídos no país a partir do ano que vem.


Ao todo, serão reequipados 12 conselhos tutelares no Rio de Janeiro, 33 em Brasília, 14 em Salvador, oito no Recife e seis em Fortaleza. Maria do Rosário afirmou que considera as melhorias fundamentais para atender o crescimento dos chamados pelo Disque 100, número para denunciar a violência contra menores.


“Em 2011, recebíamos 80 telefonemas por dia com denúncias de abusos contra crianças e adolescentes. Hoje, recebemos 1,2 mil por dia no Disque 100. Só estamos conseguindo atender a essa demanda porque estamos fortalecendo quem efetivamente vai ao local conferi-la: as prefeituras e os conselhos tutelares”, disse ela.


Para o ano que vem, a meta é construir conselhos tutelares de referência nas capitais antes da Copa do Mundo, com recursos e planta fornecidos pelo governo federal, em terrenos cedidos pelas prefeituras.


“Esses conselhos são espaços projetados para terem essa acolhida a crianças e suas famílias como espaços de proteção, porque muita gente pensa que conselho tutelar é polícia, mas não é polícia”, explicou Angélica Goulart, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.


O secretário de Desenvolvimento Social e vice-prefeito do Rio, Adilson Pires, comemorou o investimento e afirmou que a cidade vai construir mais três conselhos tutelares neste ano, além do conselho de referência que receberá do governo federal no ano que vem. Os bairros contemplados devem ser Guaratiba, Méier, Jacarepaguá e Rocinha.


Agência Brasil

Leia também.

Ministro ameaça fechar hotéis que cobrarem preços abusivos durante Copa das Confederações

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou hoje (13) “tolerância zero” para abusos de preços …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *